Ubatuba significa lugar de muitas canoas.

É conhecida por ser a “Capital do Surf”, no entanto, a cidade também é dona da maior quantidade de praias do litoral paulista. São mais de noventa praias ao longo de 100 km de costa. Algumas ainda selvagens, outras com total infraestrutura para receber os turistas. A Marencanto Pousada é privilegiada por estar próxima de 3 das mais belas praias de Ubatuba, e do Píer do Saco da Ribeira.

PRAIA DO LÁZARO

A praia é ideal para crianças, com areia clara e fina, muita sombra, o mar normalmente é muito calmo, e se parece com uma piscina natural de água salgada,com um maravilhoso por do sol devido à posição da praia em relação à enseada.
Possui quiosques e boa infraestrutura.
No canto direito da praia há o acesso à Praia Domingas Dias, e no canto esquerdo acesso para a Praia da Sununga. Para quem aprecia mergulho livre, o canto esquerdo da praia é ideal, também é possível alugar Caiaque ou Stand up Paddle.
É uma das poucas praias que possibilita a visão do imponente Pico do Corcovado com 1.180 metros

PRAIA DA SUNUNGA

A Praia é pequena, mas atrai a atenção de todos por suas caraterísticas únicas, lendas e beleza.Um dos melhores lugares do mundo para a prática do Skimboard(sedia uma das etapas do Campeonato Mundial). Outro destaque é a famosa “Gruta que Chora”, com paredes de origem vulcânicas, porosas e permeáveis que vertem água sob o impacto vibracional de sons mais fortes.O fenômeno acontece em função dos constantes estrondos causados pelas ondas do mar. Daí o nome Sununga, que em tupi quer dizer lugar de barulho.
Diz uma das lendas que na “Gruta que Chora” morava uma criatura metade dragão, metade serpente. Todas as noites ele se transformava em um lindo homem que visitava uma bela jovem caiçara. Com o tempo, a moça adoeceu por viver à espera dos encontros noturnos. A mãe da jovem , preocupada, chamou um monge que espantou o monstro para fora da Gruta. Dizem que a água qua cai do teto são as lágrimas da moça chorando por seu amado, ou a água benta que o monge usou para espantar o dragão.
Hoje muitos visitantes vem em busca destas lágrimas, pois acreditam realizar sonos românticos e também por serem afrodisíacas.

PRAIA DOMINGAS DIAS

Praia rústica, muito bonita, pequena, mar calmo, areia gossa e solta, ótima para banho. Não há quiosques No seu canto direto há um córrego de água doce e uma bica de água proveniente da serra. É uma praia cenográfica, considerada uma das mais bonitas da região.

SACO DA RIBEIRA

Na praia de mesmo nome, localizado na enseada do Flamengo, o Píer do Saco da Ribeira é o centro do turismo náutico de Ubatuba. Sua formação geográfica abriga um local estratégico de onde partem iates, veleiros, lanchas, as escunas para passeios pela orla e pelas ilhas da região.
Com excelente infra-estrutura náutica com garagens náuticas, clubes, marinas, agências de passeios de escuna e lancha, base de mergulho além de bar e restaurante.
Um dos passeios de escuna mais famosos é para a Ilha Anchieta, que foi considerada uma das 7 maravilhas da Região.
É considerado um dos melhores Píers de atracamento do Brasil.

Praias Próximas

Marencanto Pousada - Praias de  Ubatuba